Conheça 5 dicas para um planejamento logístico de sucesso no seu negócio
Conheça 5 dicas para um planejamento logístico de sucesso no seu negócio
Em um mundo cada vez mais digital, um planejamento logístico de qualidade é essencial para uma empresa se destacar no mercado. Isso porque com cada vez mais pessoas fechando negócios pela internet, mais demanda as empresas têm para fazer seus produtos ou serviços chegarem ao destino.
Uma pesquisa mostra que 63% dos consumidores online esperam que suas encomendas cheguem em média até três dias após a compra. E no caso do nosso país, com uma extensa malha viária, contar com um bom planejamento de excelência faz diferença.
Por isso, nós da Rodonery preparamos um conteúdo especial com cinco dicas para um planejamento logístico de sucesso no seu negócio. Planejar nunca é demais, e quando falamos de bens de consumo, é ainda mais urgente refletirmos sobre como nossos processos são aplicados em uma empresa. Por isso, conheça um pouco de como você e sua empresa podem melhorar e começar 2023 com novas estratégias.
Afinal, o que é o planejamento logístico?
Antes de você conhecer algumas dicas, você precisa entender exatamente o que é um planejamento logístico. Basicamente é uma metodologia usada para gerenciar o fluxo de materiais, informações e serviços para fazer com que eles cheguem de um ponto de origem a um de destino. Ou seja, toda e qualquer empresa que, de alguma maneira, se envolve com o transporte ou distribuição de bens precisa conhecer ao menos o mínimo de um bom planejamento.
Desta forma, toda empresa que trabalha com revenda, seja de qual for o material, sabe que além de apenas entregar e gerenciar o estoque precisa ter uma rotina otimizada. Assim, consegue garantir um atendimento rápido e eficiente, fazendo com que isso repercuta inclusive na satisfação do cliente com sua marca e na forma como sua empresa se destaca no mercado.
O planejamento logístico visa levar em conta todos os fatores externos e internos que impactam diretamente no transporte, armazenamento, inventário, embalagem e distribuição. Logo, quanto melhor for seu planejamento logístico, maior será seu desempenho na redução de custos. Agora que você já tem uma noção, vamos às dicas!
Otimize processos
Otimizar significa criar condições mais favoráveis para que algo aconteça. Ou seja, quando falamos de otimizar processos queremos dizer, basicamente, para abrandar a burocracia e trabalhar ativamente a integração entre setores.
Veja: se você é um e-commerce em que o setor de recepção de vendas e o setor de estoque não se conversam, o fluxo entre o envio de um pedido e o seu envio pode ter problemas de comunicação que impactam no cliente. Se os setores não se conversam ou os processos são complicados demais, você cria barreiras que podem aumentar ainda mais o tempo de espera da pessoa para receber o produto final.
Por isso, a nossa primeira dica é justamente criar políticas e processos claros na logística de expedição. Entender que esse processo acontece de forma rápida é bom não somente para o cliente como para a própria marca. Promova uma maior organização no seu estoque e garanta sempre um bom controle do fluxo de saída e entrada.
Use a tecnologia a seu favor
Ao perceber que algum processo não corresponde com o que você e sua empresa precisa, você pode optar por recursos tecnológicos que facilitam esse processo. Existem recursos tecnológicos usados por empresas que possuem sistemas integrados para garantir uma melhor gestão de estoque.
Mesmo que em um primeiro momento sua instituição não tenha orçamento definido, uma simples tabela no Excel, por exemplo, já pode contribuir para que os fluxos na sua empresa sejam de maior qualidade.
Para além dos controles internos, investir em rastreamento de entregas das suas encomendas é uma forma de manter o produto seguro e aumentar a segurança para caso aconteça algum imprevisto com a entrega.
Acompanhe indicadores de desempenho
Toda e qualquer empresa possui uma missão e visão. E para alcançá-las, os empreendedores trabalham com metas para se desenvolver cada vez mais. Por isso, uma das dicas mais importantes para o seu planejamento logístico é acompanhar os indicadores de desempenho da sua empresa.
Trace metas e objetivos que você pretende alcançar na semana, no mês e no ano. Invista em comunicação interna, crie indicadores operacionais e estratégicos para servirem de norteador para suas metas. Um caminhão em uma estrada precisa saber onde quer chegar, certo? Você em sua empresa também precisa de uma bússola para compreender os processos internos. Uma dica bacana é fazer com que toda a sua equipe se engaja nos monitoramentos da empresa e que todos entendam que o trabalho deles é peça fundamental.
Preveja sua demanda
Um bom planejamento logístico precisa compreender suas demandas. Desta forma, compreender como será o movimento durante os meses do ano é essencial para você ter um planejamento logístico adequado à realidade.
Por exemplo, se você trabalha com vendas online provavelmente terá muito movimento e demanda em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc. Por isso, um bom gestor precisa trabalhar com as previsões para definir como será o estoque, calcular as melhores formas de entregar esses produtos e da mesma forma definir estratégias de marketing mais assertivas. Isso mesmo, planejamento logístico também envolve marketing. Por isso que é muito importante que todos os setores da sua empresa estejam otimizados para que tudo que aconteça e os processos internos estejam sob controle.
Transporte os seus produtos com uma empresa de confiança
Por último, mas não menos importante: conte com uma empresa de confiança para transportar os seus produtos, pois o processo do transporte também precisa ser levado a sério.
É importante monitorar as suas mercadorias, a previsão de chegada, a qualidade dos veículos que estarão efetuando o transporte, além da idoneidade da empresa no mercado. Saber quem são seus transportadores é essencial para garantir um processo transparente na sua entrega.
Para isso você pode contar com os serviços do Grupo Rodonery, que desde 2010 vem se destacando no mercado de transportes de cargas no Brasil, oferecendo excelentes resultados no gerenciamento da cadeia logística e planejamento logístico. Conte com a expertise de nossa equipe para atingir os melhores resultados, com excelência e respeito à sua empresa e à sua carga.