Com o objetivo de contextualizar o papel do jovem empresário no cenário político e econômico, a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística) e a ComJovem (Comissão de Jovens Empresários e Executivos) Nacional, reuniram, nessa terça-feira (9), em Brasília, lideranças para debater assuntos relevantes que impactam o setor do transporte rodoviário de cargas.
O evento está atrelado ao Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas que acontece nesta quarta (10), na Câmara dos Deputados, com apoio da NTC&Logística, Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas) e da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Durante a abertura do evento, o presidente da NTC&Logística e da Fenatac, José Hélio Fernandes, salientou a importância do papel do jovem na gestão de negócios de suas empresas. “Queremos que a ComJovem seja protagonista no setor para que os jovens empresários possam trazer renovação para as nossas entidades”, destacou.
A Coordenadora da ComJovem Nacional, Ana Carolina Ferreira Jarrouge, ressaltou que essa é uma oportunidade de aproximar o jovem empresário da vida política e econômica brasileira. “Estamos reunidos para discutir novas formas de pensar e agir dentro do contexto atual no qual o nosso setor está inserido. Para isso, precisamos difundir esse conhecimento e dar continuidade a um trabalho cada vez mais forte nos nossos núcleos espalhados em todo Brasil”.
Para o vice-coordenador da ComJovem Nacional, Antonio Carlos Mufato Ruyz, estar em Brasília nos últimos anos de Congresso Técnico demonstra o engajamento dos jovens e comprometimento com os temas relevantes do setor. “A união dos novos empreendedores do segmento é fundamental para que possamos recuperar a confiança e manter nosso setor forte, especialmente em momentos de crise”, salientou. Na ocasião, o também vice-coordenador da ComJovem Nacional, André Martinez de Simone, apresentou a campanha de doação de sangue que será desenvolvida em todo o país, demonstrando o compromisso dos jovens empresários com ações sociais.
Para fomentar ainda mais o momento de integração e capacitação da nova geração, despertando-os para futuras lideranças do setor de transporte de cargas e logística, o Congresso contou ainda com as palestras da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Canal Verde – Fiscalização Eletrônica e Redução de Custo Logístico e Scania.
Sistema CNT
O SEST SENAT e o ITL (Instituto de Transporte e Logística) marcaram presença no IX Congresso Técnico Olhar Empresarial. A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição que tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes, com responsabilidade socioambiental.
“O SEST SENAT está empenhado para o desenvolvimento do setor de transporte no país, para tornar os transportadores cada vez mais competitivos. Estamos atentos para qualificar da melhor forma os profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às exigências do setor”, destacou Nicole Goulart.
O Diretor Executivo do ITL, João Victor Mendes Gomes de Mendonça, e o Diretor Adjunto, Clever Soares de Andrade Junior, mostraram as ações e os projetos voltados para a área empresarial, com foco na formação avançada em nível acadêmico e profissional.
“Estimulamos por meio dos nossos projetos a inovação e uso de novas tecnologias para o enfrentamento dos desafios da atividade transportadora. O retorno tem sido imediato para o setor: 63% dos projetos apresentados em nossos cursos são aplicados parcial ou integralmente nas empresas”, ressaltou João Victor Mendes.